A saúde começa pela boca

Nesta quarta-feira, 05, comemora-se o Dia Nacional da Saúde, em homenagem a um dos grandes nomes da saúde pública do Brasil, o sanitarista Oswaldo Cruz. A data reforça a necessidade de cuidados com a saúde e a disseminação de medidas preventivas.
Segundo o cirurgião dentista da Clínica Familiari Odontologia, Dr. Carlos Mecca, a data traz à tona um tema importante .“Todos sabem o quanto é necessário cuidar da saúde, mas na prática isso não acontece. Visitas aos profissionais de saúde para a realização de exames preventivos não são constantes. O comum é que os pacientes cheguem já com dores ou relatando algum problema. O ideal seria que o paciente viesse ao consultório para manutenção de sua saúde e não somente quando ela não está 100%”, ressalta.
O dentista atenta para o fato de que a saúde começa pela boca, desde a alimentação – dos nutrientes necessários ao desenvolvimentos e manutenção do organismo – até a saúde bucal – que envolve os dentes, a gengiva e a língua. “A boca é uma das partes do corpo com maior concentração de bactérias, por isso a importância de mantê-la saudável. Além disso, é pela alimentação que absorvemos os nutrientes e a maior parte das vitaminas necessárias à vida. Se a boca não está bem, como caso de perda de dentes ou gengivas inflamadas, a mastigação pode ser afetada, comprometendo a ingestão de alimentos”, alerta.
Dr. Carlos lembra que há estudos que mostram a relação entre as infecções na boca com as doenças do corpo, como diabetes, problemas respiratórios e cardiovasculares, entre outros. “Cuidar da boca, dos dentes, é uma tarefa que vai além da beleza. Trata-se de manter o resto do corpo saudável, uma boca bem cuidada previne inúmeras patologias e ajuda a manter a qualidade de vida da pessoa”, afirma.
Para uma manutenção da saúde bucal, recomenda-se escovar os dentes ao menos 03 vezes ao dia e o uso de fio dental, diariamente. A visita ao dentista deve acontecer a cada 06 meses, para prevenir cáries e outros problemas.