"> Especial Dia dos Avós: como garantir a saúde bucal na terceira idade? – Familiari Odontologia

Atendimento : Segunda à sexta das 8h ao 12h das 13h30 às 18h
  Contato : 44 3524-1282 | 9845-5958

Especial Dia dos Avós: como garantir a saúde bucal na terceira idade?

O segredo para ter dentes saudáveis na terceira idade é fazer consultas periódicas com seu dentista (para exames completos e limpeza) e escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, sem esquecer de usar o fio dental pelo menos uma vez ao dia.

De acordo com o cirurgião dentista da Familiari Odontologia, Dr. Carlos Mecca, a queixa mais comum de pessoas com mais idade, é o incomodo com a dentadura e/ou a ausência dos dentes. Dr. Carlos afirma que a ausência parcial ou total de dentes leva a uma redução na capacidade mastigatória: “Pois o paciente evita alimentos consistentes e fibrosos, deixando de ingerir nutrientes essenciais para a boa qualidade da sua dieta e que contribuem para exacerbar os problemas sistêmicos que, por sua idade, já possa estar apresentando”, aponta.

A solução para esse problema é o implante dentário, que melhora a estética e, principalmente, a função, podendo o paciente mastigar os alimentos com segurança e precisão. “Hoje, a Odontologia permite ao indivíduo desfrutar de um envelhecimento com boa qualidade de vida física, social e psicológica”, destaca.

Segundo o dentista, não há contraindicação para o uso de implantes em idosos. “A expectativa de vida das pessoas aumentou, então, é comum que pessoas acima de 60 anos se submetam ao implante dentário para viver uma vida melhor, com autoestima e satisfação ao se alimentarem, sem reservas ao sorrirem”, garante.

Abaixo, o Dr. Carlos listou mais alguns problemas comuns na terceira idade. Confira:

– cáries e os problemas com a raiz dos dentes

– sensibilidade: com o passar do tempo é normal haver retração gengival que expõe áreas do dente que não estão protegidas pelo esmalte dental. Estas áreas podem ser particularmente doloridas quando atingidas por alimentos e bebidas quentes ou frias.

– boca seca: este problema pode ser causado por medicamentos ou por distúrbios da saúde. Se não tratado, pode prejudicar seus dentes. Seu dentista pode recomendar vários métodos para manter sua boca mais úmida, como tratamentos ou remédios adequados para evitar a boca seca.

– gengivite: especialmente em pessoas de mais de 40 anos, como as doenças gengivais são reversíveis em seus primeiros estágios, é importante diagnosticá-las o mais cedo possível.

– doença periodontal, câncer bucal, problemas oclusais.

Converse com seu dentista sobre quaisquer problemas de saúde para que ele possa ter uma visão completa da situação e para que possa ajudar você de forma mais específica.